13 sugestões de decoração para o vosso casamento

September 13, 2019

Back
  
  
  
  
  
  

Texto: Sandra M Gomes

A decoração de um casamento, seja ele alternativo ou mais tradicional, intimista ou com dezenas de convidados, dentro ou fora de portas, é sempre um ponto muito importante. Os noivos querem sentir que a cerimónia e a festa refletem a sua forma de estar, querem também surpreender os seus convidados e procuram ideias de decoração para usarem na cerimónia de casamento e na festa.

Independentemente de serem os noivos eles próprios a assumir a organização do seu casamento, ou recorrendo a wedding planners, é importante terem um punhado de ideias para poderem discutir e ver qual a que faz sentido integrar na decoração do casamento.

Desde o corredor nupcial, ao local de troca de votos, às cadeiras dos noivos, às cadeiras ou bancos dos convidados, aos centros de mesa, ao estacionário, ao local de animação ou festa, tudo tem de estar perfeito. O importante também é haver consistência na decoração de forma transversal, seja na temática ou seguindo alguma cor predominante. Convém que haja um plano de styling, desde o vestido da noiva aos convites e toda a decoração, para que todos os fornecedores estejam em sintonia.

As 13 ideias de decoração para o casamento que apresentamos aqui não são tendências, nem fazem parte de regras pré-definidas, são apenas sugestões que encontrámos em vários casamentos.

Inspirem-se para personalizar o vosso próprio casamento ao vosso gosto. Lembrem-se que os detalhes são muito valorizados!

Vamos a isso?!?

decoração casamento com plumas

Casamento alternativo na Praia em Portugal, por Decorelle

1 – Plumas e mais plumas

Um casamento pode ser decorado de forma natural, mas com plantas diferentes. As plumas naturais (penacho ou erva-das-pampas) usadas na decoração criam um ambiente leve e descontraído. São plantas invasoras, por isso fáceis de encontrar, em especial no litoral, e bastante versáteis. Vejam como ficam perfeitas neste  Casamento alternativo na Praia em Portugal.Podem também ser combinadas com outros elementos naturais, neste caso, as suculentas também marcaram presença.

decoração casamento com fardos de palha

O local da cerimónia neste Casamento rústico numa quinta em Portugal por Cátia Silva Weddings

2 – Sentar os convidados

Num casamento ao ar livre, em espaço verde, em especial se for uma quinta, os fardos de palha podem ser uma ideia bem original para sentar os convidados durante a cerimónia de casamento. No entanto, pensem sempre no conforto dos vossos amigos e familiares. Sentar na palha pode ser algo desconfortável para algumas pessoas, por isso colocar uns panos por cima, é uma forma de compor a decoração e resolve esta pequena questão. Acreditamos que os convidados vão adorar!

3 - Centros de mesa

Os centros de mesa são o elemento de decoração que maior visibilidade tem no casamento. Isto porque os convidados passam algum tempo em torno deles, enquanto decorre o almoço ou jantar de casamento. As propostas que apresentamos mostram vários elementos a compor o centro de mesa, desde garrafas, velas ou latas que, com um toque especial, ficam bastante elegantes. As flores podem ser mais campestres, flores secas ou de papel, porque não.

centro de mesa em decoração de casamento

Centro de mesa com vários elementos rústicos neste Casamento boémio e rústico bem ao estilo Bad Bad Mariaregistado pela equipa Invade.

centro de mesa em decoração de casamento

Vejam a simplicidade desta decoração neste Casamento boho chic com toque vintage por D10Photo wedding photography

Um toque de alfazema fica magnífico nestes arranjos do Casamento rústico por Guida Design de Eventos

Garrafas pintadas em tons dourados torna tudo mais elegante neste Casamento alternativo, elegante e charmoso por Pedro Filipe Fotografia

4 - O uso do macramé

Um dos elementos que veio para ficar é o macramé. Esta técnica pode resultar em peças bem interessantes e diversas que podem usar aqui ou ali para dar o toque certo a um casamento. Combina idealmente com o estilo Boho e ainda mais se a cerimónia for realizada ao ar livre. Mas não se fique pelo convencional, use sim a sua criatividade para usar esta técnica dos nós no seu casamento da maneira que mais desejar. Pode inclusive usar no seu ramo de noiva.

Veja como fica bonita a distribuição dos convidados pelas mesas nesta peça de macramé do Casamento boémio e rústico bem ao estilo Bad Bad Maria.

macramé em decoração de casamento

Um arco com macramé para troca de votos e photobooth neste Casamento boho chic om toque vintage por D10 Photo Wedding Photography

Editorial industrial de inspiração para um casamento alternativo,produzido por Bad Bad Maria e fotografado por Hugo Coelho Fotografia. O ramo de noiva tem também um apontamento de macramé.

5 - Murais de fotografias dos noivos

No dia do casamento os noivos podem mostrar um pouco mais deles próprios. Ir ao baú buscar fotografias de vários momentos da sua vida é recordar. Recordar momentos ou familiares que já partiram. As fotografias podem ser organizadas cronologicamente ou não, em murais separados ou em conjunto. Como quiserem. O importante é pensarem a dois como querem contar a vossa história. Esta partilha é bastante valorizada, é mais um momento em que se cria uma relação mais próxima com os convidados.

As recordações de Cátia e Carlos em ambiente vintage no Casamento Bad Bad Maria na casa da avópor Pedro Vilela Fotografia

mural de fotografias dos noivos em decoração de casamentos

Um grande mural de fotos na parede neste Casamento Boho Chic com toque vintage por D10 Photo Wedding Photography

6- Letras

O uso de letras iniciais do nome dos noivos e noivas é outra forma de personalizar a decoração do casamento. Podem encontrá-las de tamanhos diversos, simples ou com iluminação led.

Letra iluminada neste Casamento Gay em Portugalpor Nimagens

letras casamento

As iniciais dos noivos de grandes dimensões neste Casamento alternativo chic no Portofotografado por João de Medeiros.Pamela Leite

7 – Bandeirolas e cordões de luzes

As bandeirolas e cordões de luzes são elementos bastante usados nas festas de casamento. Seja um casamento decorado como as festas popularesou não, o que é certo é que estes elementos dão sempre um ar de festa e diversão ao casamento. Ficam fantásticos quando usados no exterior. Já sabem, evitem comprar bandeiras feitas de plástico!

As bandeirolas e iluminação no recinto do baile deste Casamento rústico e emotivopor Lemonview

O ambiente popular neste Casamento descontraído ao estilo de arraial popularpor Marco Teixeira.

cordão de luzes em decoração de casamento

O jantar é servido ao ar livre com cordões de luzes por todo o lado neste Casamento no Algarve, nas Caldas de Monchique, por Branquinho Photographers.

8 - Formas geométricas ou linhas verticais

O uso de forma geométricas, seja na decoração em geral, seja no bolo, nos detalhes, no mobiliário, no estacionário é uma boa ideia. A sua combinação com outros elementos e com o design floral dá sempre um toque elegante, sofisticado e moderno ao casamento. Pode usar pormenores como caixas octogonais ou quadradas, castiçais com a forma piramidal, hexágonos...

Os hexágonos na parede em madeira marcam a zona principal da sala de refeições neste Destination Wedding nos Açorespor Spot On Weddings

Este arco para a cerimónia é marcado pelas linhas retas nesta Inspiração vinda dos Açorespor Spot On Weddings

O toque elegante dos castiçais retos e piramidais neste Casamento num balão de ar quente em Portugal, produzido por Bad Bad Maria e registado por Bárbara Araújo Fotografia

9 – Parede ou cortina de luzes

Se o casamento se prolongar pela noite fora é muito importante a iluminação. Uma parede de luzes fica sempre fantástica a servir de painel para os noivos ou para dar aquele toque suave de iluminação a um espaço. Para além de ser muito romântico, não acham?

Cortina de luzes na zona de corte do bolo de noiva neste Casamento alternativo chic no Porto, por João de Medeiros.Pamela Leite

parede de luzes em decoração de casamento

Enorme parede iluminada neste Casamento persa num jardim no Porto, por The Quiet Wolf Photography

10 - Reaproveitar velhas madeiras

Velhas caixas de madeira ou paletes podem ser aproveitadas para criar ambientes perfeitos e descontraídos e ainda podem dar origem a peças de mobiliário bem originais. Se querem avançar com este reaproveitamento, mandem fazer, não façam isto vocês próprios. Dá trabalho e precisam do vosso tempo e energia para muitas outras coisas na organização do vosso casamento.

Lounge descontraído no Casamento em casa era uma tradição agora é alternativo, por Lapela Photography

Inspiração Mary Rock and Roll por Ana Pastoria Photography. Notem o contraste das velhas madeiras com a rocha por lapidar e a elegância das linhas geométricas.

Estas caixas pintadas de branco foram um fio condutor de toda a decoração neste Casamento alternativo elegante e charmosopor Pedro Filipe Fotografia

São velhas caixas, de madeira em ótimo estado e muito bem cuidadas! Dão aquele charme...e são ótimas prateleiras. Usadas neste Casamento rústicopor Guida Design de Eventos

11 - O Photobooth - ou aquele local em que os convidados se divertem

Um casamento é sinónimo de fotografias, muitas. As pessoas estão bem vestidas, bem-dispostas e com tempo para se divertirem. De máquina fotográfica (cada vez mais raro) ou de telemóvel em riste, toca a registar a imagem mais maluca que conseguirem. Fotografias com amigos de longa data, família que raramente se encontra, com a família mais chegada. As festas de casamento são assim: fotografar, fotografar, fotografar, mais do que nunca. Por isso, muito noivos criam #hastags personalizadas para o seu casamento, para conseguirem acompanhar as partilhas que são feitas nas redes sociais. Criam também um local giro para os convidados se divertirem a tirar fotos; com acessórios ou apenas molduras: o photobooth.

Uma moldura a imitar as fotografias instantâneas tipo polaroid pode ser uma boa opção como aconteceu neste Casamento em casa era uma tradição, agora é alternativo por Lapela Photography

Mas que photobooth tão pormenorizado e tão giro. É um verdadeiro “faz-de-conta” este que encontrámos no Casamento alternativo elegante e charmosopor Pedro Filipe Fotografia

12 – Tetos decorados e surpreendentes

Quando estamos no interior, em salas ou salões, há quatro paredes e um teto que nos fazem focar no momento. E esses tetos podem também ser decorados de forma magnífica com flores, luzes, etc. Mas quando estamos no exterior, por vezes sentimos necessidade de criar uma envolvência diferente para a cerimónia, para noivos e convidados estarem ali, focados naquilo que interessa. Daí que os tecidos esvoaçantes dão sempre um ar dinâmico ao evento e “fecham-nos” naquele espaço tão importante do dia.

A cerimónia de Casamento rústico e emotivopor Lemonview com tecidos leves a criar enquadramento.

corredor nupcial

Aproveitando a estrutura já existente, foi criado um teto com tecidos no corredor nupcial neste Casamento alternativo chicno Porto

Os verdes decoram o teto neste casamento hipsterpor Rita Rocha Photography.

Vejam também a decoração no teto do Destination Wedding nos Açorespor Spot On Weddings.

13 - Aproveitar peças de mobiliário vintage ou antigas

Por vezes nem nos apercebemos da beleza de peças de mobiliário mais antigas e do potencial que têm. As ideias que mostramos aqui revelam originalidade e provam que do mais antigo se faz novo, ou quase. Pelo menos os ambientes criados e a decoração ganham muito com a reutilização destas peças das nossas avós.

A mesa de troca de votos neste Casamento rústico em Lisboapor Miguel Matos Fotografia é uma peça de mobiliário nobre que cumpre bem a sua função.

O lounge descontraído com cadeiras e mantas da avó no Casamento rústico em Portugalpor Cátia Silva Weddings

CASAMENTO CAMPESTRE DECORAÇÃO

Estas peças de mobiliário decoram o espaço exterior deste Casamento campestre com uma cãovidada especialpor I Heart You Photography e podem servir também para photobooth. Neste caso, foi o local certo para fotografar o fato do noivo.

Uma cama a servir de sofá no quintal no casamento na casa da avópor Pedro Vilela Photography

 

Be inspired! Be You!

 

Last Posts


Read more

December 5, 2019


Read more

December 5, 2019


Read more

December 3, 2019


Read more

December 3, 2019


Read more

November 29, 2019


Read more

November 29, 2019


Read more

November 26, 2019


Read more

November 26, 2019


Read more

November 21, 2019


Read more

November 21, 2019